segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CIDADE DO POVO: E NASCE UMA CIDADE!!

Recordo quando estive pela primeira vez na área onde seria construída a Cidade do Povo, em Rio Branco. Pensar em como seria ocupado aquele grande pedaço de terra era um desafio à imaginação. A visão da maquete ajudava na visualização, mas não oferecia toda a dimensão do que seria transformar em concreto o que parecia um sonho.Para os pessimistas, a proposta de Tião Viana era duvidosa, mas ele e sua equipe responderam com trabalho e dedicação, colocados nessa obra. Cada etapa concluída nos fazia e faz vibrar. Aos poucos registramos cada parede que se ergueu, cada metro de asfalto que passou a ocupar o lugar da terra batida e foi-se criando espaço para o surgimento de ruas e avenidas. Sem falar nas cores que foram dando vida ao lugar e, principalmente, da emoção das primeiras famílias que passaram a habitar o tão almejado novo bairro de Rio Branco, que mais parece uma pequena cidade.A ida dessas famílias para a Cidade do Povo e a consolidação do projeto partiu de uma iniciativa louvável do governo do Estado e do governo federal – por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que proporciona, a custo zero, às primeiras 3.348 famílias oriundas das áreas de risco, a realização do sonho da casa própria, da moradia digna e do bem-estar social.
Aos poucos, cada um vai colocando ali o seu jeitinho. Casas que já ganharam uma área nos fundos, novas cores nos quartos, jardins e por aí vai. Com a orientação de base dos Pequenos Negócios, alguns já garantiram sua “vendinha” para ganhar um dinheiro que complementa a renda familiar. E assim essa cidade vai ganhando corpo, alma e a identidade acreana.
Aliás, se há uma coisa que foi pensada foi exatamente o conceito e a identidade dessa cidade, que prioriza a qualidade de vida. Serão ao todo 10.518 casas, em uma área de aproximadamente 700 hectares. O projeto demonstra, em sua concepção, um plano desenvolvido com base na sustentabilidade e visa implantar um Centro de Monitoramento Ambiental Integrado, executando projetos de arborização ao longo de suas vias.
Moderna, a Cidade do Povo também terá a primeira escola de gastronomia do Acre, um projeto idealizado pela primeira-dama do Estado, a arquiteta Marlúcia Cândida, que reconhece a riqueza dos sabores da terra e aposta na qualificação e profissionalização como fatores essenciais para acompanhar o crescente desenvolvimento que vivemos.
Além das casas, a Cidade do Povo conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) disposta a atender não só os 50 mil moradores previstos para viver no empreendimento, mas, ainda, em conjunto com a UPA do Segundo Distrito, estenderá o atendimento médico a todos os bairros adjacentes.
Postos de atendimento da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e escritório técnico das secretarias de Obras e Habitação, entre outros órgãos de governo, já atendem os moradores, na sede administrativa.
A fim de garantir o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, escolas de ensino infantil, fundamental e médio estão sendo construídas, um Centro de Educação Profissionalizante (CEP), além da Escola de Gastronomia e Hospitalidade. As instituições irão contribuir não só para a qualificação profissional de milhares de jovens e adultos, mas para a oportunidade e a inserção no mercado profissional.
Ontem observei, por outro ângulo, uma novidade cheia de alegria, em um vídeo com imagens aéreas da Cidade do Povo: a Praça da Juventude. Um espaço que dispõe de Teatro de Arena com capacidade para até cem pessoas, mais quadra poliesportiva com sanitários e vestiários, campo de futebol society, quadra de vôlei de areia e prédio para administração.
Observar as imagens só fez aumentar o orgulho, a alegria e o contentamento que sinto em ver a realização desse projeto e toda sua dimensão. É uma imensidão que concretiza sonhos, renova a esperança e constrói um novo futuro, com oportunidade, bem-estar social e um modo de vida que, para muitos, há tempos, só existia em sonho.
Por: Secretaria adjunta de Comunicação

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Senador do Acre cobra ajuda do governo federal para Tarauacá

Município acreano enfrenta sexta enchente em 2014. Mais de cinco mil famílias já foram afetadas pela enchente. 
O senador Jorge Viana (PT-AC) cobrou do governo federal apoio para o município acreano de Tarauacá, que enfrenta sua sexta enchente em 2014. O apelo foi feito na Tribuna do Senado, nesta terça-feira (18). O senador acreano, pediu, entre outras coisas, a liberação de R$ 1,5 milhão para que a prefeitura do município possa lidar com as consequências da enchente.


Segundo Viana, o prefeito de Tarauacá havia realizado o pedido de recursos em maio de 2014, quando o município sofreu outra enchente.
"Essa cheia é inusitada. Teve uma em maio e o prefeito decretou situação de emergência e não foi liberado nem um real. Eu falei com o prefeito de Tarauacá, o governador do Acre também está muito preocupado, mas eu quis intervir no Senado com o intuito de dar agilidade junto à Defesa Civil e com o Ministério da Integração Social", disse.
O senador afirmou que o que ocorreu no município foi um desastre natural, então, é direito do município conseguir ajuda junto ao governo federal.
Viana disse ainda que os prejuízos piores ainda estão por vir. "O dano é incalculável. A prefeitura não dá conta de reaver tudo isso sozinha. Eles vão ter problemas com os produtores que moram em áreas rurais, que perderam a produção. A prefeitura vai ter que abrir linhas de crédito, então, terá que ser feito um programa de socorro", disse.
O senador quer ainda que o Ministério dos Transportes, através do Dnit, faça a manutenção da ponte entre Feijó e Tarauacá para evitar que os municípios do Vale do Juruá fiquem isolados. 
Indígenas
Ao menos 565 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias, foram atingidos inesperadamente pelas águas do Rio Gregório, afluente do Rio Tarauacá, durante o fim de semana. Eles foram realocados dentro das próprias aldeias. Uma equipe da prefeitura deve levar roupas e mantimentos para os índios.
Calamidade Pública
O município acreano de Tarauacá, distante 400 km da capital Rio Branco, teve situação de calamidade pública decretada pela Prefeitura do município, nesta terça-feira (18), após reunião com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. De acordo com o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, o nível do Rio Tarauacá está com 11,57  metros na medição das 17h.
Com informações do g1.

Nenhum comentário: