sábado, 22 de novembro de 2014

Prefeitura de Tarauacá estima prejuízo de R$ 15 milhões com cheia. " Procurador acredita que município deve levar até 5 anos para se recuperar. Tarauacá vive cheia atípica e histórica".

Por Yuri Marcel
Do G1 AC

A cheia atingiu 5,3 mil famílias na cidade. (Foto: Vanísia Nery/ G1)

Os cálculos ainda não foram finalizados, mas a Prefeitura de Tarauacá, município acreano distante 400 km da capital Rio Branco, já contabiliza mais de R$ 15 milhões em danos causados a propriedades públicas e privadas, pela enchente que atinge a cidade desde o dia 14 de novembro. Nesta sexta-feira (21), o Rio Tarauacá voltou a subir, após ter vazado 1,4 metros em 24 horas, e atingiu a marca de 8,88 metros, de acordo com a medição das 9h.
De acordo com o procurador geral de Tarauacá, Oscar Soares Júnior, as perdas devem ser maiores na zona rural, onde houve perda de plantações. Esses dados, no entanto, ainda não foram disponibilizados.
"Como a economia do município gira em torno da zona rural, principalmente da agricultura familiar, o grande prejuízo vem da zona rural", explica.
O procurador diz acreditar que pelos danos causados o município deve levar no mínimo cinco anos para se recuperar dos estragos.
Temor de novas enchentesOutro problema que a Prefeitura teme é a ocorrência de novas enchentes nos próximos meses. Já que historicamente, a época em que os rios acreanos costumam encher ocorre entre janeiro e abril. "O município vai passar a ficar mais alerta, pois, nos outros meses vem mais chuva", enfatiza.
Cheia históricaDe acordo a Defesa Civil, ao menos 5.300 famílias foram atingidas pela cheia repentina dos Rios Tarauacá e Murú. Considerada atípica, por ocorrer no mês de novembro, essa foi a sexta cheia que atinge o município em 2014. Cerca de 91 famílias chegaram a ficar desabrigadas.
Ao menos 565 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias às margens do Rio Gregório, também foram atingidas pela cheia. De acordo com o prefeito de Tarauacá, as famílias receberam cesta básica e 70 colchões foram enviados para as aldeias Nova Esperança e Mutum, as mais atingidas com a enchente.
O governo federal reconheceu, na quinta-feira (20), a situação de emergência, decretada no domingo (16). O município chegou a declarar situação de calamidade pública na terça-feira (18), após reunião com representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
DoaçõesA Prefeitura de Tarauacá deu início a uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da enchente que afeta o município desde a última sexta-feira (14). De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, o objetivo é arrecadar roupas, alimentos, remédios e brinquedos para as pessoas afetadas.
Um ponto de coleta foi montado em Rio Branco, no Consultório de Infectologia Ultrassonografia, localizado na Rua Hugo Carneiro, número 234, em frente ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
Cruzeiro do SulEm Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, ultrapassou a cota de alerta 11,75 metros, registrando nesta sexta-feira 12,52 metros. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, todas as instituições parceiras, como Polícia Militar, Exército e Deracre, estão sendo mobilizadas para um possível transbordamento, que é quando o rio ultrapassa os 13 metros.

Nenhum comentário: