domingo, 24 de maio de 2015

PT usa ditado do gato escaldado para ter chapa puro sangue

Gato escaldado tem medo de água fria
Um dos argumentos usados por petistas para defender que o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre tem que ser do PT é que, todas as apostas feitas fora do partido foram um fracasso. E citam Sérgio Petecão (PSD), a quem o PT deu dois mandatos de presidente da Assembléia Legislativa e foi para a oposição. Tiraram o Geraldinho Mesquita do ostracismo e quando ele chegou no Senado deu uma banana ao PT. Deram uma secretaria estadual ao Tião Bocalon (DEM) e este virou um ferrenho inimigo do PT. É a chamada tese do velho ditado: – gato escaldado tem medo de água fria.

Um projeto relevante
O vereador Marcelo Jucá (PSB) apresentou um projeto relevante, o de gratuidade na Zona Azul implantada pela PMRB, para idosos e portadores de necessidades especiais. Já que o próprio prefeito Marcus Alexandre diz que a Zona Azul não se trata de um projeto toma dinheiro, poderia pedir à sua base na Câmara Municipal de Rio Branco a aprovar o projeto do vereador Jucá.

Emenda pior que o soneto
Há coisas que é melhor não tentar explicar porque a emenda acaba saindo pior do que o soneto. Foi o caso da recente entrevista do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), tentando justificar porque em Brasília é aliado da Dilma e do PT e no Acre é oposição ao PT. Melhor teria sido ter ficado calado. Por isso, as suas críticas ao PT, no Acre, devem ser vistas sempre com enorme desconfiança pela bipolaridade de posições. Daí as afirmações do deputado federal Werles Rocha (PSDB) de que ele é o único parlamentar federal que faz oposição genuína.

O apressado come cru
Não adianta os partidos ficarem discutindo eleições municipais, montando chapa para vereador, sem saber como é que ficará a regra do jogo após a Reforma Política. Por isso é bom esperar até outubro, prazo final para mudanças que podem valer para a eleição municipal de 2016. Tudo que se falar sem esta definição é prematuro.

Salada maluca
A oposição continua uma salada maluca. Antes mesmo de chegar ao ano eleitoral as suas lideranças já defendem que cada partido tenha um candidato a prefeito para chamar de meu. O Flaviano Melo (PMDB) já disse que o partido terá candidato próprio à PMRB, o Sérgio Petecão (PSD) a mesma coisa. E o Werles Rocha (PSDB) está na mesma ladainha. Ou seja, a unidade das oposições para prefeito de Rio Branco foi para o espaço. Passam para o eleitor que são um verdadeiro saco de gatos.

É muita ingenuidade!
Ao ler e ver declarações de deputados da oposição lamentando não ter sido implantada a CPI da BR-364, eu fico imaginando: quanta ingenuidade!. Com a bancada governista sendo majoritária na Assembléia Legislativa, esta ficaria com a presidência e a relatoria e convocaria ou rejeitaria quem bem entendesse e a minoritária oposição no máximo poderia espernear. Não atentaram para isso? E tome amadorismo.

Uma voz coerente
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, é coerente ao reconhecer que o PT vive o seu pior momento e que o povo está cansado deste modelo eleitoral  velhaco em vigor. Defende a implantação da cláusula de barreira e o fim das coligações proporcionais, como forma de acabar com os partidos de aluguel, que são uma nódoa no atual sistema eleitoral. Os dois pontos citados são o terror para os chamados partidos nanicos.

A FPA não teria sentido
Perguntei informalmente ao dirigente do PCdoB, Edvaldo Magalhães, o que achava do vice de Marcus Alexandre na eleição do próximo ano ser do PT. Resposta: “sem chance, se acontecesse não haveria razão da FPA existir”. A sua opinião bate com todos os dirigentes dos partidos nanicos, só que estes também vetam o PCdoB, que acham estar muito contemplado no governo e na PMRB. Vice, um tema que ainda vai render muita discussão na FPA.

Mamãe me disse
Toda vez que alguém vai tirar sarro do presidente do PHS, Manoel Roque, por não ser convidado para a reunião dos partidos nanicos, ele sai com a ironia: “a mamãe sempre disse para eu só andar em boa companhia”. E dá aquela sua tradicional gargalhada. Roque não é convidado por ser visto entre os nanicos como “espião” do dirigente petista Nepomuceno Carioca.

Quem tem padrinho………
Ninguém fique admirado se no próximo ano, para acabar a discussão de vice, o nome da Procuradora Márcia Regina (PV) aparecer como a escolhida, numa espécie de meio termo aos antagonistas. Tem a confiança dos dois maiores eleitores do processo político dentro do PT, governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre. Quem tem padrinho não morre pagão.

“Perdemos a batalha política”
A frase acima foi dita pelo ícone da ala radical do PT, Marco Aurélio Garcia, em tom fúnebre, na esvaziada plenária do partido esta semana em São Paulo, ao analisar o atual momento pelo qual passa a sigla. Acha que o PT foi derrotado na batalha da comunicação com a população. Grande descoberta!.

Esperava o que, Jorge?
O senador Jorge Viana (PT) criticou a mídia nacional por criminalizar o PT. Ora, meu caro Jorge, queria o que, com o tesoureiro nacional do PT, João Vacari, envolvido até o talo no 
Petrolão, e os empresários arrolados acusando o PT de ser o comandante do desvio na Petrobrás?.

Muito atuante
A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa tem sido muito atuante, saindo do gabinete para levantar em cada unidade de saúde do Estado, as suas carências e dificuldades. Ao final poderá ter um Raio-X  completo de como anda o sistema público nos municípios.

Pode esquecer, ghelen diniz
O PSDB não abre mão de lançar a ex-deputada Toinha Vieira (PSDB) candidata à prefeita de Sena Madureira. Por isso o deputado Ghelen Diniz (PP) vai ter trabalho para convencer a oposição de que é uma boa opção de candidatura única à Prefeitura daquele município.

Comentário petista
De um secretário estadual sobre a tentativa do deputado federal Werles Rocha (PSDB) de tentar reviver a CPI da BR-364: “o Rocha que ser o líder da bancada da oposição na Aleac, sendo parlamentar federal”.

Como um magistrado
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), tem agido com isenção na condução da Casa, se posicionando nas questões polêmicas como magistrado. É hoje unanimidade positiva entre todos os deputados.

Marcha dos quebrados
O governo Dilma fez um corte de quase 70 bilhões no orçamento da União. Por isso a Marcha dos Prefeitos esta semana em Brasília poderia ser chamada de a Marcha dos Quebrados. Vão gastar dinheiro com passagem e hospedagem e não vão conseguir nada. E pedir dinheiro hoje ao governo federal é o mesmo que um falido pedir ajuda financeira ao outro falido.

Uma idiotice sem tamanho
Considero uma idiotice sem tamanho se atacar deputados da oposição por estarem fazendo oposição ao PT. Foram eleitos para isso. Para elogiar já existe a base do governo. E sem oposição não há democracia, vira uma ladainha do amém e sim senhor. O que os petistas têm que fazer é rebater as críticas. Ou vamos virar uma grande geléia de bajuladores, o que não ajudaria em nada ao governo e nem à PMRB.

Coloquem de vez na cabeça
A coluna é aberta ao contraditório. Coloquem de vez na cabeça que ninguém do governo ou da PMRB tem qualquer influência ou liberdade sobre as notas desta coluna. Mesmo porque prefeitos, deputados, secretários, vereadores, senadores passam e a coluna fica. Por isso é bom parar de ir se queixar com dirigentes estaduais e municipais sobre alguma crítica. Não adianta nada, é a mais pura perda de tempo. Isso funciona para alguns setores da imprensa, para a coluna, jamais!. Alguns estão confundindo alhos com bugalhos.

As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com. Luis Carlos Moreira Jorge



Nenhum comentário: