quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) participa da inauguração do serviço de hemodiálise implantado na UTI do HUERB

Deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) participa da inauguração do serviço de hemodiálise implantado na UTI do HUERB O deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) ao lado do governador Tião Viana, do Secretário de Saúde do Estado, Armando Melo, e do colega de parlamento, Raimundinho da Saúde, participou da inauguração do serviço hemodiálise implantado na UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco ( HUERB). A implantação deste serviço no HUERB era reivindicado pelo parlamentar (Jenilson) desde quando ele trabalhou como médico na unidade hospitalar por um período de três anos. 


Quando se tornou deputado estadual, Dr. Jenilson apresentou a indicação de número 211 de 2015, solicitando da Secretaria de Saúde do Estado a implantação deste serviço. 


Foram implantados quatro máquinas de hemodiálise e 34 monitores para atender os pacientes da UTI do HUERB. Só na aquisição dos monitores, o investimento foi superior a R$ 1,4 milhão. 

“Esse é um grande passo que a equipe de Saúde dá. A gente vê aqui uma UTI se constituir na melhor UTI da região Amazônica, com um esforço gigante que agora implanta a hemodiálise, para evitar deslocamento dos pacientes que tem falência renal para outro hospital”, conta o governador. 

Tião Viana destaca, ainda, que os novos monitores entregues possuem grande qualidade tecnológica para dar todos os parâmetros de interpretação do médico quanto a gravidade do doente, além da conduta e a indicação dos procedimentos a serem feitos em favor do doente. “É uma UTI que vem dá muita esperança para a vida daqueles que estão nas condições mais graves”, reforça o governador. 

O deputado estadual, Dr. Jenilson Leite, lembrou que, enquanto médico, atuou durante três anos na unidade e em determinados momentos a gestão encontrava dificuldades quando o paciente estava em insuficiência renal ou quadro instável. 

“Era uma dificuldade para transferi-los. Com a vinda do ponto da hemodiálise para cá, a gente tem a maior segurança de poder tratar nossos pacientes do início ao fim aqui no pronto socorro, e submetê-lo ao mínimo de risco possível”, explica o médico e parlamentar. 

O serviço de hemodiálise é o processo artificial do sangue, que procura fazer remoção de substância tóxicas do sangue por meio de um rim mecânico, em substituição dos rins orgânico não-funcionantes. 
Foto: Jardy Lopes

Por Leandro Matthaus Blog Tarauacá Agora 

Nenhum comentário: