quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TARAUACÁ: TERRA TREME NOVAMENTE NO MUNICÍPIO E ASSUTA MORADORES NA MADRUGADA


A população de Tarauacá anda meio que desconfiada com a natureza. Em 2014 por uma época dessas, o inverno já estava forte e a cidade viveu grandes alagações. Em 2015, em pleno novembro, está acontecendo um surpreendente período de estiagem, com muito sol e calor forte. E, pra variar, tivemos dois tremores de terra com intervalo de apenas um dia.

Na tarde da última terça feira, 24 de novembro um forte tremor de terra foi sentido pela população de Tarauacá e de outras cidade do Estado do Acre. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS) um tremor teve magnitude de 7,6, aconteceu 17:45 horas, na região fronteiriça entre Peru e Brasil, com epicentro no Peru, 602 km de profundidade. Assustada, a população do município, começou a relatar o ocorrido pelas rede sociais. Não houve danos materiais. Tudo não passou de um susto.

No início desta madrugada de quinta feira, 26 de novembro, mais precisamente às 00:45 horas, a terra voltou a tremer no município.

Dessa vez, de aocrdo com o PAINEL GLOBAL, o abalo aconteceu há 127 Km do município, com magnitude 6.7 graus, Classificação Muito Forte, profundidade de 599 km e Energia de 168300 Tons de TNT, o que equivale a 8 Bombas atômicas.

Muitas pessoas já estavam dormindo e acordaram assustadas. As que ainda estavam acordadas relataram o ocorrido nas redes sociais.

DJ Jadson Ruslan

O DJ Jadson Ruslan relata que estava reunido com uma turma na casa de um amigo tomando tereré, quando derrepente tudo começou a tremer. "Não foi muito forte mas deu pra assustar", comentou.

Assis Kaxinawá: "Aldeia Pinuyá passou por Mae Sakui "

O Cacique da Aldeia 27, Assis Kaxinawá relata que os membros da aldeia acordaram assutados. "Aldeia pinuya passou por Mae Sakui que é o tremor de terra. Foi forte demais, parecia um ônibus passando. Os hunikui se assustaram muito. Eu estava agarrado com a minha velha quando senti a casa e cama balançado. Pulei fora da cama pensando que era um avião que vinha caindo encima da aldeia. na verdade era Mae Sakui, o Tremor de Terra", disse ele.
Ayrton Melo
O servidor público e radialista, Ayrton Melo relata o que sentiu no momento em que a terra tremeu. "Estava em casa senti a sensação de que as coisas estavam balançado. Olhei para a rua vi os cabos da rede elétrica balançando e também e senti uma tontura. Fiquei meio assustado. As começaram a falar que a terra tava temendo", declarou.

Um servidor público que trabalha de vigia numa escola da rede municipal disse que ficou assutado. "Pensei que o portão da escola ia cair de tanto tremer. Foi assustador", disse ele.

O que causa os terremotos?

Os terremotos são causados pela movimentação das placas tectônicas, um grupo de doze grandes blocos da crosta terrestre onde estão assentados os oceanos e continentes. Essas placas estão em constante movimento, à deriva sobre o magma incandescente que se movimenta abaixo delas.
Os tremores ocorrem normalmente ao longo da junção entre essas placas, que colidem, afundam ou deslizam entre si, liberando grande quantidade de energia.

A velocidade com que as placas deslizam ou colidem varia entre poucos milímetros até 10 ou mais centímetros por ano.
Dica: Conheça a deriva continental e as placas tectônicas

Arte: Mapa mostra a posição das placas tectônicas e os principais sentidos de deslocamento. Os terremotos ocorrem na junção entre as placas e podem se separar, deslizar, chocar ou afundar uma abaixo da outra.

Perguntas e Respostas Frequentes

O que causa os terremotos?
O Sol e a Lua podem gerar terremotos?
As tempestades solares podem gerar terremotos?
O aquecimento global pode influenciar os terremotos?
Quantos terremotos ocorrem por dia?
O terremotos estão aumentando? (1)
Os terremotos estão aumentando? (2)
O Brasil está livre dos terremotos?
Podemos ter um tsunami no Brasil?
Onde estão as falhas geológicas brasileiras
Tectônica de placas: conheça a Deriva Continental
Ondas Sísmicas: O que são e como se propagam
O que é réplica e quanto tempo dura?
A escala Richter. Como os terremotos são medidos?
Compare a força dos terremotos
Abalos mais destrutivos
É possível prever terremotos? (1)
É possível prever terremotos? (2)
Monitore a atividade solar
Dados do Aquecimento Global
Recordes Climáticos
Emissão atual de CO2
Relógio Populacional
Sismogramas Globais

Apolo11-Lab: Construa um sismógrafo e
detecte terremotos à longa distância!

Postado por Accioly Gomes

Nenhum comentário: