quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TARAUACÁ: PREFEITURA QUER EXPLICAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DO ASFALTO USADO EM RUAS DO MUNICÍPIO

Asfalto da Rua João de Paiva de péssima qualidade
Depois de muita reclamação da população em relação à qualidade do asfalto da Rua João de Paiva, nesta terça feira (4/01), o prefeito em exercício Chagas Batista, convidou técnicos e engenheiros do DERACRE para prestarem informações a respeito da qualidade da massa asfáltica que foi usinada na cidade de Feijó para pavimentação de algumas ruas em Tarauacá, especialmente a Rua João de Paiva onde durante o verão, a camada asfalto soltava muita areia e no inverno a massa preta que soltou do asfalto, virou lama. O material não agregou a qualidade necessária para a consistência do serviço.

reunião no gabinete doprefeito
Primeiro foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito com as presenças dos Senhores Edicélio Firmino, engenheiro do Deracre, Claudio Roberto, engenheiro da prefeitura, Manoel Célio, Secretário Municipal de Obras, José de Souza, Gerente de Obras da MSM Pedra Norte. em seguida, foram visitar uma das ruas asfaltadas. Após a conversa, os técnicos apontaram as três possíveis hipóteses que podem ter causado problema na pavimentação.

1. Adulteração do CAP por ter sido transportado em veículo que havia transportado outro produto (RR). Implica em investigação; 

2. O CAP pode ter sofrido outro tipo de adulteração durante o transporte;

3. Erro de dosagem dos produtos que compõem a massa asfáltica;

visita à rua pavimentada
"Qualquer das opções, em particular a 1 e a 2 implicam em alterações das características físicas e mecânicas do produto final permitindo a ocorrência do estado visto hoje nas ruas trabalhadas com este material. Amanhã vamos a Rio Branco para outra reunião com a direção estadual do Deracre com o objetivo de buscar uma solução para corrigir o problema causado pela qualidade do material', disse Chagas Batista.

CIMENTOS ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO (CAPs)

A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).

O CAP é um material termossensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos inorgânicos, sais e álcalis. Em suas aplicações, o CAP deve ser homogêneo e estar livre de água, e para que sua utilização seja adequada, recomenda-se o conhecimento prévio da curva de viscosidade/temperatura.

O CAP é aplicado em misturas a quente, tais como pré-misturados, areia-asfalto e concreto asfáltico; recomenda-se o uso dos 30/45, 50/70 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo. 

O cimento asfáltico pode ser encontrado em diversos graus de penetração, de acordo com sua consistência. Os CAP's que são produzidos e comercializados no Brasil seguem a classificação por penetração.

Nenhum comentário: