domingo, 4 de junho de 2017

ALEAC realiza audiência pública em Vila Campinas para debater à violência

O Blog do deputado estadual Jenilson Leite está com um novo visual. O deputado não perdem tempo na sua tarefa para trabalhar a bem do povo do Acre.

A Comissão de Segurança Pública e Combate à Violência e ao Narcotráfico da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) realizou, em Vila Campinas- distrito de Plácido de Castro, uma audiência pública para debater sobre o índice de violência na comunidade e as soluções para o problema. O evento foi realizado nesta sexta-feira (02) na escola Luiz Gonzaga.



A audiência é fruto do requerimento do deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa. A solicitação do parlamentar recebeu o aval da Mesa Diretora, bem como dos demais colegas de parlamento que entendem que é a necessário aproximar a sociedade do legislativo e de combater a violência no Estado. O deputado protocolou o pedido atendendo uma solicitação dos moradores de Vila Campinas, que pediram a intervenção do Poder Legislativo nessa demanda. 
Além do autor do requerimento, participaram da audiência o secretário de segurança pública do Acre, Emylson Farias, o comandante da polícia militar, Cel. Júlio Cesar, o Prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Sousa, presidente da Câmara de vereadores de Plácido de Castro, Paulo Acácio, o comandante do corpo de bombeiros, Cel. Roney Cunha, e os deputados estaduais: Lourival Marques (PT) e Eliane Sinhasique.

As pessoas da comunidade que estiveram presentes, apresentaram as autoridades denúncias referentes a crescente onda de violência dos últimos dois anos. Além disso, fizeram sugestões de como solucionar o problema. Os reclames da sociedade foram ouvidos e acatados pelos representantes do povo.
Como resposta as solicitações da comunidade,o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, garantiu a população que serão tomadas as medidas necessárias para combater a criminalidade. " Vamos reformar o posto da militar e polícia civil, além disso, vamos contratar dois servidores nas próximas duas semanas para fazerem os registos de ocorrências de domingo a domingo. Nosso compromisso também é de mandar uma moto para melhorar a ronda policial. Quanto ao Furepol vamos resolver". O secretário garantiu também, " que mandará uma equipe especializada no combate ao crime de drogas e mais armamento para os policiais de Vila Campinas". Farias enfatizou ainda o trabalho do presidente da Comissão de segurança pela forma que conduziu os trabalhos. "Quero agradecer o deputado Jenilson por está à frente dessa audiência e como tem conduzindo de forma Cortez e séria

Ainda na sua fala, Farias ressaltou que será destinado uma viatura do Corpo de Bombeiro para o distrito, bem como será ministrado o curso de primeiros socorros para o combate ao fogo.
Jenilson Leite, presidente da Comissão de Segurança Pública e autor do requerimento, agradeceu a presença das pessoas e das autoridades. Destacou também o nome do presidente da ALEAC, Ney Amorim, pelo apoio que vem dando para que as comissões se desloquem ao interior do Acre. “ O poder Legislativo se sente honrado neste dia, em poder contribuir com essa comunidade. Este debate que estamos fazendo aqui é de extrema importância, sendo que a segurança é algo primordial para o bem-estar de uma sociedade. E à Casa do Povo jamais pode estar fora dessa luta, por isso, afirmo que podem contar sempre com o poder legislativo. Além disso, quero agradecer as pessoas que vieram prestigiar esta audiência, as autoridades e o presidente Ney Amorim, porque ele tem contribuído bastante para que as comissões se desloquem para o interior do Estado, desta forma, podemos ouvirmos a sociedade e buscar uma solução”
O Coronel Júlio César, comandante da PM, destacou o papel da Comissão para sanar esses problemas de violência.

"A Comissão de Segurança da Aleac tem sido atuante junto a comunidade e deixo aqui meus parabéns a cada componente. Também aos representantes da Segurança do Estado e autoridades. Estamos à disposição para ouvir a população e traçar planos que resolvam os problemas enfrentados. 

O que disseram
" Que essa audiência gere um bom debate, com resultados que de fato irão contribuir para a segurança local. Nosso papel é discutir os problemas com a comunidade e fazermos essa ponte entre a população e autoridades competentes. Agradeço ao deputado Ney Amorim, que preside a Aleac e sempre nos oferece todo suporte necessário para as audiências. Combater o tráfico de drogas e consequentemente, O crime organizado, é uma tarefa de responsabilidade de cada um de nós", ressaltou o Lourival Marques. 
"É uma satisfação ver tanta gente presente nessa audiência, pois sinto que de fato as reivindicações dessas pessoas são verdadeiras e precisam ser atendidas. O crescimento de Vila Campinas é notório, e com ele também surgiram conflitos que precisamos combater, em especial aqueles relacionados às drogas, pois são a porta que se abre para que se inicie um processo de crimes. O Poder Público precisa agir e por isso estamos aqui hoje, para ouvi-los e dar um encaminhamento resolutivo a esses problemas", destacou Eliane Sinhasique. 

Os deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Segurança Pública apresentarão um relatório da audiência no Poder Legislativo e farão os encaminhamentos necessários para que sejam feitos investimentos na segurança local.
Fonte:Folha do Acre.

Nenhum comentário: